quarta-feira, 31 de julho de 2013

ENFIM, DISCO CENSURADO DO TAIGUARA SERÁ EDITADO NO BRASIL.

Enfim,  uma das maiores obras da discografia do cantor e compositor urugaui, Taiguara (1945-1996), Ymira, Tayra, Ipy,
chegará ao mercado em formato de CD através da Sony Music. Será a sua segunda edição em CD, já que em 2004 o disco foi lançado no mercado japonês, entretanto, esta será a primeira vez no Brasil. Estará disponível  nas melhores lojas do ramo em agosto deste ano.
Esta obra magnífica, mostra um músico engajado e politicamente consciente bastante diferente do sucessos que  Taiguara  gravou e que foram editados pela Emi Odeon em final dos anos de 1960 e começo dos anos 70.
Esta obra foi lançada originalmente no ano de 1976 pela gravadora Emi Odeon, tendo sido censurada, foi recolhida do mercado tão logo chegou às   lojas por determinação da censura do governo militar de Ernesto Geisel (1907-1996). Taiguara, como muitos artistas da época, também foi  alvo da censura tanto que logo no início dos anos de 1970, exilou-se em Londres. Voltou ao Brasil em 1975, quando começou a conceber Ymira, Tayra, Ipy,  obra de referências indígenas,  inspirada pela leitura do livro Quarup de Antônio Callado de onde Taiguara extraiu os termos em tupi com os quais deu nome ao disco.
Dele participaram estrelas da MPB, como Hermeto Pascoal que assina os arranjos de seis das oito faixas do disco que conta ainda com a participação de músicos como Jacques Morelembaun (violoncelo);Nivaldo Ornellas (sax e flautas); Novelli ( baixo); Toninho Horta (violão); Zé Eduardo Nazário ( bateria e percussão); Quem cuidou da regência e produção foi o maestro Wagner Tiso.
A obra é autoral (exceto três pontas  que é do M. Nascimento F.Brant) e Taiguara optou por assinar com o seu sobrenome uruguaio Chalar da Silva, pensando com isso , enganar a censura . A obra mostra um forte apelo ideológico e social. Vale a pena ouvir, ter e mostrar aos amigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.