sábado, 4 de setembro de 2010

Sugestões da Macumba em sambas de Ary Barroso

Os sambistas antigos, os chamados velha guarda, quase todos afrodescendentes, muitos baianos, frequentavam macumbas, candomblés e tinham seus terreiros preferidos. Daí encontrar-se em muitas canções referências a meu pai de santo, meu orixá, afora o recurso de facilitar as rimas em termos afro ou pseudo-africanos: ôcu-babá gê-lê, saravá, etc. Podemos comprovar tal afirmação quando ouvimos os sambas de Donga, Getúlio Marinho, Hilário Jovino e do popularíssimo Sinhô.
Sinhô

Já os musicistas "brancos" eram mais desapegados das raízes negras que influenciava o autêntico samba. Estes relegaram a modinha e a cançoneta, criando o samba citadino (dos morros, do asfalto e das mesas de cafés), tomaram novos rumos e os motivos que os inspiravam passaram a ser outros: o barracão, a pobreza do com que roupa?, a crítica do ai, Filomena, amores infelizes, e comentários momentâneos. O africanismo deixou de surgir nas letras, embora a melodia e o rítmo ainda repousassem nele. Assim,  ao se ver, um compositor  de sucesso de música popular, como Ary Barroso  num terreiro de macumba era de se esperar que aquela incursão não fosse apenas curiosidade. E não foi. Trouxe do ritual que viu e ouviu, sugestões para suas inspirações.
EFEGÊ, Jota, figuras e coisas da música popular brasileira vol l, Edição Funarte, RJ 1980 p 145

4 comentários:

  1. Olá,
    Achei esse blog enquanto buscava conteúdos sobre Ary Barroso. Muito interessante!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMPATIA INFALÍVEL, porém não se pode voltar atrás … SALVE POMBA – GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS!Atrás de você J L Vai ficar de rastros, apaixonado e manso. SALVE POMBA – GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS! Dizendo assim: conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: Que J.L não coma e não durma, não beba, não trabalhe, não consiga se divertir, fique triste, deprimido e só pensando em mim … se não estiver ao meu lado que seu corpo queime de desejo e tesão por mim … que seu desejo por mim o deixe cego para outras mulheres. Que nenhuma outra consiga fazer com que sinta prazer, somente eu terei esse poder. Que J.L deixe de vez todas as outras mulheres que tiver na rua, e em casa tome ódio e raiva delas e não procure mais nenhuma outra que não seja eu. Que ele J.L me procure a todo instante, hoje, agora, desejando estar ao meu lado. E, que me tenha em seus pensamentos o tempo todo. Agora, com quem estiver, onde estiver ele … irá parar porque o seu pensamento está em mim, J.L irá ficar louco de desejo, tesão e ficará muito excitado ao pensar em mim, neste momento peço a ti MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS que faça J.L ficar louco de paixão, desejo, tesão e muito excitado por mim J> ficará louco de vontade de estar comigo, me abraçar, me beijar e fazer amor loucamente comigo. E ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos eróticos comigo fazendo assim com que se apaixone cada vez mais por mim. Peço ajuda a ti MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, que faça J.Lme achar linda, me achar gostosa e achar meu corpo lindo e ficar louco por mim e sentir ciúmes de mim. Que J.L sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça ele sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. Peço a ti MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS que me torne uma mulher boa de cama, que seja fogosa, atraente, sedutora, sexy, me de o poder de conquistar a todos os homens que eu quiser e que eu leve J.L a loucura quando estivermos fazendo amor, que ele goze várias vezes e só de encostar em mim ele fique louco de tanto e muito excitado, que agente faça amor loucamente como ele nunca fez com ninguém, que agente sempre consiga gozarmos juntos e seja uma explosão de tanto amor, desejo e tesão. Agradeço por estar junto de todos os outros que divulguei trabalhando a seu favor, Vou divulgar seu nome em troca deste pedido, de trazer J.L muito apaixonado, carinhoso, fiel, romântico e amável comigo. Obrigada MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, confio em teus poderes, me torne uma mulher muito linda, jovem, delicada, amada e querida por todos, abra todos os meus caminhos ajude-me a conseguir tudo o que eu quero com rapidêz e urgência. Muito OBRIGADA por tudo seja minha guardiã todo momento. COPIE E COLE UM PEDIDO IGUAL A ESTE AQUI EM 7 ALTARES DIFERENTES E DENTRO DE 7 DIAS SEU PEDIDO SERÁ ATENDIDO

      Excluir
  2. Obrigada pela visita.
    Mas, conte me uma coisa, o interesse em Ary é acadê
    mico?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.