quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gal Costa espera Caetano Veloso para produzir novo CD

28/03/2010 - 10h37

MARCUS PRETO
da Folha de S.Paulo



Diretor de produção de "Cantar" (1974), Caetano Veloso se mostrou interessado em fazer o mesmo serviço no próximo álbum de Gal Costa.


"Há pouco tempo, Caetano foi a um show meu na Europa e conversamos muito. Foi nesse dia que ele me contou da vontade de me produzir de novo", diz a cantora. "Estou pronta. Espero o e-mail, o telefonema dele. Assim que ele disser que chegou a hora, eu vou."

Os dois não fazem um grande trabalho em dupla desde a trilha sonora de "Tieta do Agreste", filme dirigido por Cacá Diegues em 1996 que renderia até alguns shows pelo Brasil.

Ainda não há nada formalmente acertado a respeito do lançamento, mas, segundo a Folha apurou, a Universal Music --mesma gravadora que tem Caetano em seu cast desde 1967-- já demonstrou interesse em editar o disco.

M. Pires/Folha Imagem
Caetano Veloso e Gal Costa no Rio de Janeiro, em 1978; cantora espera que o colega produza seu novo disco


Reedições


Também sai pela Universal, até o final deste ano, uma caixa de CDs remasterizados com todos os álbuns que Gal gravou sob sua permanência na gravadora Philips/Polygram.


O material percorre o período mais importante da carreira da cantora, entre a estreia dela em LP com "Domingo" (1967), emblematicamente gravado em dupla com Caetano, e sua saída da empresa, na sequência do lançamento do pop "Baby Gal" (1983).

Assim, vão estar na caixa o tropicalista "Gal Costa" (1969), antológico primeiro álbum solo da cantora, o registro ao vivo "Fa-Tal - Gal a Todo Vapor" (1971), que fez dela a musa da contracultura nos anos 1970, e os posteriores "Índia" (1973), "Cantar" (1974) e "Gal Canta Caymmi" (1976), que saem também em versões ao vivo.

Um CD extra vai trazer material raro, como as faixas lançadas pela cantora apenas em compactos e material nunca antes editado.

O projeto está sob os cuidados do pesquisador Marcelo Fróes, que fez trabalho similar com a obra de Gilberto Gil há mais de uma década. É ele quem assinará os textos explicativos dos encartes.



Lambido da Folha ilustrada.


3 comentários:

  1. Porque será que eu ainda não conhecia esse blog???
    Ai que saudade de vc...
    Já está nos FAVORITOS!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mas já que o blog é sobre música, vamos comentar sobre tal, correto?

    Adorei a idéia do Caetano produzir esse disco. A Sra. Maria da Graça tem andado meio sumida, né? Não acredito que seja jogada de marketing para chamar a atenção novamente pra ela, não é isso. Mas que esse trabalho novo da dupla vai dar uma impulsionada na carreira dela, isso vai!
    Como se necessitássemos que ela "reaparecesse", não é mesmo? O q ela já fez, poderemos ouvir eternamente... nos deliciando com a doce voz de Gal.

    ResponderExcluir
  3. Espero um novo trabalho de Gal. Uma Gal centrada e com uma voz ímpar. Esperamos vê-la em breve.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.