quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A música brasileira dos dias de hoje e sua triste realidade!

A indústria musical hoje no Brasil busca novidades que agradam ao ouvido da população e da mídia em geral. Mas o que leva a uma grave preocupação é que a boa música de algumas décadas atrás foi praticamente esquecida pelas gravadoras e trocada por produções de baixa qualidade musical, que facilmente agrada os ouvintes atualmente.

Composições vazias e sem conteúdo relevante é o que gera lucro para os empresários da música, logo o espaço que poderia ser divulgado novos talentos e relembrado grandes clássicos são exclusivos de artistas com qualidade musical totalmente limitada. Isso sem levar em consideração também o fato de que, músicos que possuem obras superiores tecnicamente, ou em qualquer outra questão, ficam sem espaço na grande mídia. Estes acabam restritos aos fãs mais fieis e a alguns ouvintes que buscam obras bem produzidas, os quais são, obviamente, mais sensatos que os adoradores do baixo nível.

Se for preciso citar alguns gêneros que entopem as rádios e emissoras de TV com lixos industriais, com certeza o faremos. Qualquer pessoa que consiga compreender algo totalmente básico em uma obra artística e não a aprecie apenas superficialmente, logo perceberá que o Funk brasileiro, o chamado Sertanejo Universitário, entre outros, espalham músicas sem nenhum conteúdo relevante. Porém o que acontece? A grande massa gera lucro para estilos como estes, deixando grandes composições de MPB e do velho Rock Nacional, principalmente da década de 70 e 80, cada vez mais esquecidos e menos valorizados.

Artistas que produzem “enlatados”, ou seja, obras que já vêm prontas e são fáceis de engolir, ganham inúmeros prêmios, como de melhor banda, melhor música, melhor cantor etc. E os dinossauros da música brasileira estão sendo fortemente abandonados por grande parte do público e pela mídia.

É necessário ressaltar também que o capitalismo além de matar muitas pessoas, está matando e quer enterrar, sem piedade, a boa música. Esta afirmação existe baseada principalmente em uma concepção, um dos fatores primordiais deste sistema, o dinheiro. Atualmente as gravadoras se preocupam essencialmente com o lucro, ao invés da qualidade das obras. Esta triste realidade acaba fazendo com que os artistas fiquem sem opções de escolha, em outras palavras, ou você aceita que o mais importante na música hoje é o lucro, ou contente-se com a cena underground.

Felipe Ferraz



3 comentários:

  1. sensacional reflexão

    concordo com você, infelizmente a boa música esta sendo substituida pelo lucro a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  2. Como vemos no artigo acima, a musica brasileira fica pior a cada dia, o autor do artigo encontrou muitos dos motivos que levaram a musica nacional a se tornar tão ruim, mas se esqueceu de um deles, a péssima educação publica oferecida pelo pais. Afinal, em um pais onde 66% dos universitários são analfabetos funcionais, outros 14% de toda a população nem se quer sabem ler e escrever, fica difícil cobrar um minimo se sensatez e busca por obras bem produzidas.

    ResponderExcluir
  3. concordo em tudo escrito sobre a opinião da música ,hoje no brasil,cada vez + lixos e mais lixos.não tem conteúdo,melodia etc...qualquer um faz um rabisco e é chamado de cantor e compositor .culpado de tudo isso é a mídia seja tv ou o rádio.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.