quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Nacional do Choro é dia de S.Jorge.

Em agosto de 2000 foi aprovado um projeto de lei do senador Artur da Távola instituindo a data como o

Dia Nacional do Choro.

Grande dia para nós chorões, pela comemoração do dia do genio do choro, ``Pixinguinha´´

Ele, o maior dos chorões nasceu no dia do Santo Guerreiro, 23 de abril e morreu dentro de uma igreja. 
Foi um iluminado.
 
 Sobre o  Choro:
 
Considerado de difícil execução, o Choro surgiu no Rio de Janeiro por volta de 1870, sendo na época apenas uma forma abrasileirada com a qual os músicos daqui tocavam os sucessos estrangeiros. A reunião dos instrumentos característicos demorou algumas décadas para acontecer e oficializar o Choro como um gênero musical propriamente dito. A origem do nome Choro possui suas controvérsias: por um lado, pode ter vindo da maneira chorosa como se tocavam no Brasil as músicas de fora no final do século XIX, e por outro pode também ter derivado do “xolo”, tipo de baile que reunia os escravos das fazendas.

Seja como for, o fato é que um choro bem chorado não deixa resquícios de tristeza. Sexta-feira o virtuosismo dos chorões inundará corações e ouvidos com a mais cativante harmonia, inúmeras rodas de choro e apresentações comemoram a data em várias cidades brasileiras.

Salve São Jorge e ´PIXINGUINHA
Salve  Choro e
Nossa alegria.
Salve Tia Ciata, Zé da Velha, Jacó, Waldir, Abel, Poyares, Tia Amélia, CaXinbinho, Ademilde, Cazes, Jorginho do Pandeiro, Paulinho da Viola, Dino, Zito, Paulinho, Luis e todos os chorões de BH. Saudações genuinamente brasileiras...
Salve nossa Música Popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.