sexta-feira, 30 de julho de 2010

Violeiros ganham rede social com música e vídeos online

É preciso ações que ajude preservar a memória da raiz sertaneja.  Muito boa esta iniciativa. Leiam a matéria completa da Agencia do Estado do Paraná.

A viola acompanha as tradições culturais brasileiras desde o tempo em que os portugueses aportaram no País, trazendo o instrumento de cordas. Desde então, ela acompanha a música caipira, a catira, o fandango, a folia de Reis, o repente, entre outras manifestações Brasil afora. Agora, em época de comunicação digital, o portal Voa Viola (http://www.voaviola.com.br/) quer reunir violeiros e apaixonados pelo choro da viola em uma rede social aberta nesta segunda-feira. Ali, os interessados poderão criar um perfil e postar músicas, vídeos, fotos, links e contatos para divulgar seus trabalhos ou afinidades musicais em que a viola se destaca.

Além de servir como uma rede social, com fóruns de discussão e informações históricas sobre o instrumento, o portal Voa Viola integra o projeto Festival Nacional de Viola, que pretende selecionar 12 artistas para se apresentar com músicos consagrados em shows por quatro capitais - Recife, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. "Queremos contemplar o panorama atual da viola no Brasil, da tradição à inovação", disse a coordenadora geral do projeto, Juliana Saenger. A ideia, segundo ela, é valorizar tanto o mestre violeiro tradicional quanto artistas que dialogam com outros instrumentos e referências musicais. A curadoria é feita pelos violeiros e estudiosos Roberto Côrrea e Paulo Freire. O patrocínio do projeto é da Caixa Econômica Federal, como parte das comemorações de 150 anos da instituição financeira.

Para participar do festival, os interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto. As informações estão disponíveis no edital que pode ser acessado pelo portal. Os curadores e dois jurados (ainda não definidos) escolherão inicialmente 24 músicos. A seleção final será feita por votação do público no site. Por isso, Juliana recomenda que os candidatos façam seu perfil no portal (o que não é obrigatório). "A votação vai depender de como cada artista se articula na rede", disse ela. Segundo a coordenadora, desde o dia 24 de junho até sexta-feira, houve 30 inscrições, sendo metade originadas do Estado de São Paulo.

Os escolhidos para os shows irão receber um cachê no valor de R$ 5 mil (fora os descontos de impostos). Já entre os 24 pré-selecionados, serão escolhidos pela comissão julgadora destaques nas categorias tradição, inovação, dupla, instrumental e canção. Cada um receberá um prêmio de R$ 8 mil, dos quais serão deduzidos os descontos legais. A divulgação dos selecionados para a escolha popular será feita em 24 de setembro. A votação deverá começar no início de outubro. Os shows estão programados para ocorrer em novembro e em dezembro, com três dos músicos escolhidos em cada um deles e três convidados, sendo um deles um mestre violeiro que conduzirá a apresentação
Matéria da Agencia do Estado do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.