terça-feira, 24 de novembro de 2009

Girassóis, de Sílvia Patrícia.

Recebi da Sílvia Patrícia, uma faixa de sua autoria que só recentemente ela gravou em um DVD, em dueto com um cidadão que ainda não descobri quem é. Trata-se da música girassóis.
Era uma música que havia anos eu buscava. A gravação original foi da Cau, Baiana que desistiu da carreira de cantora pra ser empresária.
Finalmente depois de anos de espera pude ouvir esta canção singela da Silvia Patrícia, cantora e compositora também baiana, que ficou conhecida nacionalmente, quando gravou em dueto com Caetano Veloso uma música do Beto Guedes (Godofredo guedes) cantar - que foi tema da novela Pantanal, da rede manchete de TV (sucesso de audiência na época).
Silvia, entretanto vem de um rico trabalho de composições e interpretações. Na década de 80, contrariando a febre do "axémúsic" na Bahia, lançou dois bons long players (sou adepta do vinil.Tem lado A e lado B). O primeiro, se não me falha a memória data de 1988, lançado no mercado pelo selo Epic (cbs). Já o segundo LP, saiu pela WEA em 1991 e se chama Curvas e Retas. Sem dúvidas duas referências da música pop brasileira.Dois antológicos registros fonográficos da melhor qualidade!
Fica aqui minha gratidão a Silvia pelo imenso favor prestado em enviar-me esta canção que faz parte do cancioneiro da minha infância e a Jussarinha Silveira uma também, como haveria de dizer a própria “baiana da pesada” que foi quem me deu a dica de quem poderia me ajudar a conseguir esta música.
Valeu muito!

4 comentários:

  1. Estava a buscar o paradeiro da cantora baiana Caú(no início da carreira chamava-se Cláudia e fazia dupla com a ótima Sylvia Patrícia)e eis que encontrei esta informação e imediatamente passei a lembrar da música "GIRASSÓIS" cantada por ela(Caú). Gostei de saber também onde posso encontrar esta música(DVD de Sylvia Patrícia).

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho "Girassóis" em uma fitinha.. daquelas antigas e guardo com maior cuidado!! Música linda, cantado pela Cau, com voz lindíssima!!

    Na net ñ achei nenhuma referencia.

    Abraçoo.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de achado.
    Primeiro descobri mais um espaço onde se fala de música.Agora vejo que posso conseguir "Girassois", uma música lindíssima que tive o prazer de ouvir Caú cantar. Vou tentar baixar, mas faço aqui um apelo: se poder me enviar essa pérola, ficarei eternamente grato.
    Um abração!
    Acho que vou pousar por aqui. Gostei do espaço!

    ResponderExcluir
  4. Deixo registrado também meu interesse nesse tema, pois sou baiano e fã dessas duas estrelas. Tive o prazer de assitir a um shou da Caú no Teatro Maria Bethânia e constantemente faço buscas pela internet na esperança de um dia conseguir baixar algumas dessas maravilhas da nossa MPB. Tive um LP da Caú, mas infelizmente empresetei a uma amiga que também apreciava seu trabalho e não me devolveu. Da Sílvia ainda tenho o vinil Curvas e Retas que também é uma obra para a eternidade.
    Se tiverem em MP3 compartilhem comigo.

    Sugestão: como gostam de boa música sugiro também o trabalho do Carlinhos Veloz (faz muito sucesso no Maranhão, mas nasceu em Pernambuco).

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.