segunda-feira, 20 de abril de 2009


O disco de vinil voltará pra ficar. Hoje fui surpreendida por uma matéria na Carta Capital, que dá conta da volta das antigas bolachas. Grata surpresa essa. A sony estará relançando alguns classicos nacionais. Os discófilos de plantao que abram os olhos, melhor preparem os bolsos pois segundo a matéria, cada um custará por volta de 90,00 reais.Putz!Do contrário , poderão buscá-los ainda em sebos especializados como o bazar dê música que fica na Goitacazes,907 centro de Bh MG, a preços menos salgados. Tenho alguns discos (lps), preservo uma pic-up (toca disco). Os discos duram se guardados com cuidados mais de 50 anos, tenho disco por exemplo de mais de 30 anos que pertenceu a outra pessoa que como eu tem cuidados.Considero que esta seja uma boa oportunidade de resgatar a memória da música brasileira.Visite a página com a matéria completa.:http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=3889
Foto: lp de Brunier e cartier
Esta foto acima é um de disco bacana e muito raro, que merece ser ouvido e estudado. Lançado à época do primeiro festival da TV GLOBO, que dentre outros méritos, lançou definitivamente o Djavan para o grande público (foi o segundo colocado, com a musica " Fato consumado"). Quem ganhou foi Carlinhos Vergueiro, com "Como um ladrão". Walter Franco, vaiadíssimo, foi o terceiro colocado, com " Muito tudo", e, na reapresentação da música, em meio aos apupos do público, plácidamente comecou a jogar cartas, em cima do palco, com o maestro Julio Medaglia. Foi uma época muito interessante, qdo uma safra de músicos gabaritados começou a despontar.Uma delas, foi essa dupla de cantores/compositores com nome esquisito, que apresentou uma musica estranha, com sotaque pop, que não ganhou nenhum prêmio, mas para uma parte do público, "Ficaram nus" , Burnier e Cartier.
Meses depois, foi lancado pela gravadora EMI ,o segundo disco da dupla. Uma capa estranha e original, só com as fotos dos dois, com o titulo "Foto para capa de LP". Virou disco de cabeceira.
O que chama a atenção no disco é o uso dos violões e das guitarras. Os dois, Octávio Burnier e Cláudio Cartier, são exímios instrumentistas. Em algumas, faixas, há algum eco do Grupo D`Alma e de outros grupos instrumentais de violões. O LP é meio pop, meio erudito, meio MPB. Serviço - Trechos das músicas do disco podem ser ouvidas no link http://www.cliquemusic.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=10447

2 comentários:

  1. Burnier e Cartier são excelentes.Adorei relembrá-los! E a propósito, eu torci à época do festival(se não me engano, este festival chamava-se "MPB Shell", e penso que não foi o primeiro organizado pela GLOBO: esta emissora já havia bancado o FIC-Festival Internacional da Canção que possuia a fase brasileira que escolhia a música representante do Brasil).

    ResponderExcluir
  2. Burnier e Cartier classificaram a bela música "FICARAM NÚS" no Festival "ABERTURA", da rede GLOBO.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e após avaliarmos publicaremos-o.